quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ponto de Cultura Ninho do Sol no Teia Centro Oeste e Tocantins


O Teia Centro Oeste e Tocantins é a reunião de todos os pontos de cultura que fazem parte do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. O evento aconteceu dos dias 18 a 21 de fevereiro, no Ponto de Cultura Cavaleiros de Jorge, na Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás-GO, e é uma preparação para o Fórum Nacional de Pontos de Cultura que acontecerá no Teia Nacional, de 25 a 31 de março, em Fortaleza-CE.
Na pauta do III Fórum Regional de Pontos de Cultura do Centro Oeste e Tocantins discutiu-se 23 temas que farão parte da pauta do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Entre eles estão: criança e juventude, cultura digital, software livre, matriz afrodescendente, cultura popular, indígenas, preservação da memória, música, dança, teatro, circo, literatura, artes plásticas, entre outros.
Entre as deliberações e resoluções a ser entregue ao Ministério da Cultura citam-se: formação e cursos profissionalizantes; intercâmbio: circulação dos produtos dos pontos de cultura; criação da Lei do Cultura Viva; criação de pontões específicos de cultura popular e mestres griôs; regionalização dos editais do Cultura Viva; mapeamento dos pontos de cultura; e calendário de eventos e programação dos pontos.
Durante o evento aconteceram apresentações culturais como: “Mamulengos sem Fronteiras”, grupo de teatro de bonecos de Brasília; Músicos do “Tambores de Tocantins” também mostraram a cultura popular de seu Estado. Palhaços, poetas, escritores, mestres de cultura popular, artesãos e indígenas foram outras das atrações. O estado de Mato Grosso mostrou o cururu e siriri, e a tradicional viola de cocho, ícone da cultura matogrossense e patrimônio nacional de cultura.


O Ninho do Sol no Teia Centro Oeste e Tocantins

O Ponto de Cultura Ninho do Sol, projeto do Teatro Ogan em parceria com o Instituto Parecis Cultural, foi representado pelo Diretor Presidente do Instituto, Vanderlei César Guollo, que esteve levando informações sobre a estrutura e organização do ponto, ao mesmo tempo em que adquiriu as informações inerentes ao processo de inserção do Ninho do Sol no contexto regional e nacional.
Segundo Guollo “esta é uma grande oportunidade para Campo Novo do Parecis mostrar seu potencial cultural e absorver novas experiências de grupos e movimentos que já estão há bastante tempo desenvolvendo cultura Brasil afora”. Ainda de acordo com ele, esse aprendizado se somará às muitas atividades que serão desenvolvidas pelo Ponto de Cultura Ninho do Sol nos próximos anos.

Nenhum comentário: